Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(940...pausa... 961)

Motivo para escrever:

Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")

**********

Com os melhores agradecimentos pelas:

1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"



2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"



3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"


**********

23/02/2016. Duas tristezas e uma alegria

24.02.16 | Rosa Silva ("Azoriana")

Precisamente no dia que meu falecido pai, Carlos Cândido, completa 15 anos da sua partida, chegou ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, da Serreta, a Virgem Peregrina de Fátima, com uma beleza santa a que ninguém consegue ficar alheio. Grande emoção foi participar da peregrinação, que teve início desde a Igreja de S. Jorge, das Doze Ribeiras, a partir das 19:00, sensivelmente, num cordão humano longo e devoto.

A chegada da Senhora de Fátima à Serreta foi emocionante também: a Filarmónica Recreio Serretense saudou a Senhora com o Hino e, logo de seguida, voltou a brindar com o "Salvé Nobre Padroeira", Rainha de Portugal.

Com muitas velas, reza do Terço meditado, e, finalmente, com fogo-de-artifício; crianças, jovens e adultos aglomeraram-se no percurso e encheram completamente o exterior e interior do Santuário, cujo brilho resplandeceu com a alvura da Imagem Peregrina iluminada e resguardada, à vista de todos. Eram duas (de Fátima e dos Milagres) e uma só Mãe em adoração.

Feliz de quem participou neste acontecimento que até a mim fez tremer na captação de imagens que não tem a melhor resolução mas tem o fervor do meu coração.





E o coração tremia também pelo choque que uma notícia (muito triste) que soube ainda nas Doze Ribeiras, sobre a partida repentina do cantador de improviso e poeta que eu admirava muito, o nosso Carlos Andrade, mais conhecido por "Santa Maria". (Repete-se o nome - Carlos).

Ainda não consegui desligar a alegria da tristeza. Ainda não consegui deitar para fora o que me faz o rosto dolente. Ainda não chorei porque o choro converteu-se em dor calada. Só eu sei (e todos os que o estimavam e que com ele partilharam palcos e terreiros da ilha e fora dela) a falta que me (nos) fará a sua poesia brilhando em quadras e sextilhas, em Pezinhos, Cantorias, Desgarradas e as "Velhas" que se ouviam com o olhar fixo e o coração em chama.

Fica-me uma pena de não ter realizado um sonho: cantar com ele... Felizmente tive a felicidade de o ver presente no lançamento do meu primeiro livro - Serreta na intimidade, que agora ficará na prateleira da saudade, saudade dele, o "Santa Maria"... precisamente no dia que partiu o meu pai há quinze anos, que chega a Virgem Santa Maria à Serreta, e parte o nosso "Santa Maria" improvisador... São emoções fortes e muito marcantes...



*****

Homenagem póstuma a
Carlos Andrade "Santa Maria"


Foste como rima em flor
Que dos lábios te pendia
Foste um bom cantador
De improviso e poesia.

Da sextilha um primor
Da linhagem que tecia
E foste seja o que for
Da inspiração magia.

Canta, amigo, lá no céu...
Numa estrela a brilhar
Quero ouvir o teu cantar...

Plantaste rima de ilhéu...
Tinha-te por grande amigo...
Pena... não cantei contigo...

Rosa Silva ("Azoriana")