Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(940...pausa... 961)

Motivo para escrever:

Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")

**********

Com os melhores agradecimentos pelas:

1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"



2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"



3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"


**********

Pezinho na casa de Luís Bretão - 21/09/2017

24.09.17 | Rosa Silva ("Azoriana")

Partindo da realidade
Que o Pezinho descerra
A Santíssima Trindade
Desce em Espírito à terra.

Reúnem os cantadores
Por S. Carlos Borromeu
E em casa dos criadores
Brindam com o verso seu.

Dividem-se em duas partes
E vão alegres cantando
O melhor das suas artes
Só no fim se vão juntando.

À Igreja e ao Império
Unem em quadras velozes
Em tom alegre ou sério
O sortilégio das vozes.

Eu não fui na caminhada
Não sou dessa "procissão"
Só respondi à chamada
Do amigo Luís Bretão.

À sua casa voltei
Para lhe fazer companhia
Há nove anos estreei
O Pezinho de alegria.

Quando se canta o Pezinho
A moda inspira à ternura
E a dar nosso carinho
À tradição e à Cultura.

Luís Bretão é dos tais
Que abre a sua porta
E nunca acha de mais
Quem lá vai e se importa.

Ninguém rejeita a oferta
De sacos bem recheados
E a sua mão aperta
Com sorrisos espelhados.

A rádio e outros canais
Gravam esta ocasião
Não sendo oficiais
Dão ao mundo a visão.

A sua esposa e filho
E família ajudante
Fazem a casa ter brilho
E uma alegria constante.

Tem sempre a casa cheia
De senhores e doutores
Mais a cantiga que recheia
O "Museu dos Cantadores".

Este ano o José Eliseu,
Ti João, Fábio e o Marcelo,
Não deram o verso seu
Não fizeram o paralelo.

O grupo foi para outra banda
O tempo ia adiantado;
Antes de irem pra varanda
Juntaram-se aos deste lado.

Mota, Samuel e o "Retornado",
E José Esteves da Praia,
Roberto e Valentim ao lado
E a Rosa que não ensaia.

Antes de tudo acabado
Houve a Banda a tocar
O Pezinho de bom grado
Pró discurso começar.

Não deu para fazer contas
De todos os homenageados:
Suas falas foram prontas
Para os amigos lembrados.

Vários agradecimentos
Deram mote cordial,
E em todos os momentos
Luís é excecional.

Rosa Silva ("Azoriana")

2017/09/21.

Minha 1ª quadra na moda do Pezinho:

Há 9 anos, fiz a soma,
Que cantei aqui neste dia;
Luís eu trago o diploma
Da tua grande simpatia.

2ª quadra:

Esta casa hoje tem brilho,
Tem ternura e tradição;
Tens tua esposa e teu filho
Que te amparam o coração.