Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem
Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(total de 1006)

Motivo para escrever:
Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.
Rosa Silva ("Azoriana")
**********
Com os melhores agradecimentos pelas:
1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"

2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"

3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"

**********

Um pedido especial vindo do ilustre amigo José Fonseca de Sousa, de Lisboa

26.08.12 | Rosa Silva ("Azoriana")

Dª Rosa Silva “Azoriana“

Vi e ouvi no seu Blog toda a Cantoria (cerca de 45 minutos) na homenagem ao Poeta/Cantor CANETA, realizada no Raminho.

Acho eu, e sem pretensões de estar “ para aqui a filosofar” que quando se está a homenagear alguém, não é só com “loas” (no bom sentido da palavra) neste caso em rima que a homenagem tem mais valor, mas sim quando se pretende elogiar alguém o “conteúdo” da mensagem é muito importante, senão o mais importante.

De todos os cantadores que intervieram e eram muitos, na minha opinião, 5 se destacaram, naquilo a que eu chamo “mensagem poética com sentido “como foram os casos de José Eliseu, Rosa Silva “Azoriana”, João Leonel “Retornado”, João Ângelo e Maria Clara, sendo que para mim, procurando ser sincero e justo, ordenava por esta ordem o valor das mensagens emitidas nessa Cantoria.

Assim, quando pretende que a sua “atuação”, nesta Cantoria, sirva como um bom exame para futuras oportunidades de ser convidada a intervir mais vezes, tenho a certeza que sim pois a senhora tem o cuidado de ao cantar enviar as melhores mensagens, como aliás, aconteceu na Pezinho da Comissão das Festas de S. Carlos/2011, em que no meio da quadra que estava a cantar emendou uma palavra no verso, para que a mensagem saísse mais valorizada.

Continue assim porque vai no melhor caminho pois as Cantorias não devem ser só um motivo de entretenimento, mas sim um veículo importante para a divulgação da cultura popular açoriana.

Por último peço-lhe o especial favor, para quando estiver com o senhor José Eliseu, a pequena Maria Clara e o senhor João Leonel, lhes transmita a grande admiração que tenho por eles como poetas/cantadores de grande valor, uma vez que quando estive na Cantoria das Festas da Praia em Agosto de 2012, não me foi possível contatá-los como pretendia.

Gostava que esta minha posição fosse publicada no seu Blog.

Lisboa, 26 de agosto de 2012


José Fonseca de Sousa

_______________

Nota: Caro amigo Fonseca fico-lhe muito grata pelo conteúdo da sua mensagem por via eletrónica, em nome dos cantadores mencionados e da minha pessoa. Vou tentar transmitir a mensagem aos amigos cantadores: José Eliseu, Maria Clara e Sr. João Leonel, com todo o gosto. É também de ELOGIAR todo o amor que o amigo Fonseca tem pela cultura açoriana. Estará sempre no meu coração e nos demais que o conhecem.

Angra do Heroísmo, 26 de agosto de 2012

Rosa Maria Correia da Silva