Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(767 até agora)

Motivo para escrever:
Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")

**********


A cultura popular no role das tradições açorianas

por Rosa Silva ("Azoriana"), em 03.06.13

Vem este título a propósito de outro que se seguirá um dia destes, espero. Em tempos idos, já alguém dizia: hei de cantar até que a voz me doa. E quando dói toma-se uns rebuçadinhos a ver se as cordas vocais afinam, caso contrário, vai-se ao médico para tecnicamente as salvar.

Por todo o lado há bons e menos bons cantores. Os primeiros recebem aplausos q.b., os segundos podem ser motivo de conversa num qualquer canto da ilha. Enfim, o que interessa nesta prosa é chamar a atenção dos leitores ocasionais de que nem sempre as vozes combinam com as melodias mas não seja por isso que se vire a cara ao que é genuíno e feito com gosto, o mesmo que dizer amor.

A nossa cultura popular semeada e produzida na ilha com direito até a sair-se dela continua a ser um atrativo a todos os níveis, quer interno quer com repercussões externas. Quer se afine bem a garganta, quer se fique pela mensagem alinhavada ao som das melodiosas cordas dedilhadas numa viola, guitarra ou violão, há que encarar as nossas cantigas rimadas do Pézinho e/ou da cantoria ao desafio, como um cartaz a ser apregoado nas festas de verão e nas festas locais conforme se tem visto ao longo do ano.

Não sei se alguém já pensou nisso (certamente que sim) mas se o Fado é património imaterial da humanidade, porque não o Pézinho e a Cantoria, nossas cantigas tradicionais de cariz popular não se fazem assentar ao lado de tão prestimosa classificação?!

O que é necessário para tal ser legislado?

Já existe uma Associação de Cantadores e Tocadores ao Desafio dos Açores, cuja presidência está a cargo de José Santos, coadjuvado por outros elementos sobejamente conhecidos e atuantes em matéria cultural açoriana;

Existem imensos cantadores no ativo, na lembrança e que ainda estão connosco em atuações menos abrangentes, e outros tantos quase no escurinho do café ou palco improvisado para qualquer cantoria de última hora.

Sugiro que se avance com cabeça, tronco e vozes para uma qualquer atitude que dê digno realce ao que é genuíno, tradicional e que nos faz ouvir discursos de se lhe tirar o chapéu em ocasiões que reúnem os amigos e os amigos dos amigos, os familiares e até representantes do Governo Regional.

Fica a dica!

Rosa Silva (“Azoriana”)

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Os escritos são laços que
nos unem na simplicidade
do sonho... São momentos!
Rosa Silva ("Azoriana")

DATA DA CRIAÇÃO
09/04/2004

A curiosidade aliada à
necessidade criou
o 1º artigo e continuou...
15 ANOS
2019/04/09


Não há rima para o tempo
Mas o tempo é uma rima
Que serve de passatempo
A quem o tempo estima.

in DI Domingo. Foto de António Araújo

SELO
Azoriana/Açoriana
Azoriana/Açoriana
@ 2004 etc.

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

VISITAS
Até 2015/03/30 tinha um total de 537.867 visitas.
Doravante estatísticas in SAPO
MEO KANAL
Canal nº 855035 - Azoriana no MEO Kanal



ISSUU

MEO CLOUD

Naturalidade:

Neste espaço residem pequenos fragmentos da alma serretense.
Um residente classificou-a como sendo fresca no clima e quente na hospitalidade. É, sem dúvida, uma freguesia fresca, pequena mas com uma grande alma.

É um "Cantinho do Céu", como a autora lhe chamou num dos seus artigos publicados.
Sob o pseudónimo de Cidália Miravento e na capa de "Azoriana", Rosa Silva vai reunindo coisas suas e de outros no intuito de divulgar a freguesia que lhe deu berço - SERRETA.

Bem-vindo à Serreta, a freguesia de Nossa Senhora dos Milagres desde 1/1/1862, do concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira - Açores.




Links

Dicionário

Jornal

O Blog que nos ajuda

Voz dos Açores - gravações