Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(745 até agora)

Motivo para escrever:
Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")


Uma ilha dos Açores - Terceira abençoada pela Senhora

por Rosa Silva ("Azoriana"), em 01.09.06

Após um comentário recebido no artigo sobre o "Pezinho de Nossa Senhora", resolvi ir à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.
A minha vontade era recolher dados sobre a "Lenda de Nossa Senhora da Ajuda", e consegui, pese embora não ter tido muito tempo disponível. Entretanto, encontrei outros dados interessantes no livro do Doutor Gaspar Frutuoso (1522-1591) - Saudades da Terra - Livro VI - Ponta Delgada, 2005, na página 16, referindo o seguinte:

(...) Nesta freiguesia de Santa Bárbora, ao longo do mar, está a dita ermida de Nossa Senhora da Ajuda onde dizem que ela apareceu, e ambas são de muita romagem, e, pela estrada adiante um quarto de légua está outra ermida de São Jorge.
Corre a costa brava daqui por diante até à Serreta espaço de uma légua de rochas altas e sem caminhos, e pela Terra dentro se colhe trigo e pastel e há muitas criações. Chama-se ali a Serreta por ser o topo daquela terra mais alto que a outra costa, que também por mar se chama ponta da Baleia, como por terra é chamada a ponta da Serreta.

O texto anterior, tal qual o original (hoje escreve-se freguesia de Santa Bárbara), foi retirado do "Capítulo Terceiro (Da descrição da nobre e populosa cidade de Angra, cabeça do bispado de todas as ilhas dos Açores, e, daí por diante, da costa da ilha da banda sul, até à Serreta, cabo ocidental dela."


Zona costeira das Cinco Ribeiras rumo a Santa Bárbara

clique para ver a Ermida

No livro "Açores - Lendas e outras histórias", com recolha e arranjo de texto de Ângela Furtado Bum - 1994, na página 126, encontrei aLenda de Nossa Senhora da Ajuda que passo a transcrever:

No início do povoamento da Terceira, pelos princípios do século dezasseis, um certo dia, passavam algumas pessoas pela Ribeira das Sete, quando viram sobre a água a Virgem Nossa Senhora que lhes disse:
- Estai atentos, aqui próximo, no mar, há-de aparecer uma imagem minha.
Ao afirmar isto, pôs o pé na rocha e desapareceu deixando marcada uma pegada.
As pessoas ficaram alvoraçadas e a pensar no que tinha acontecido. Mais admiradas ficaram ainda, quando, passados dias, um caixote de madeira foi arrojado à costa, ficando depositado no fundo de um poço e ao ser aberto depararam-se com uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda.
Trouxeram-na para a igreja paroquial, pensando até dedicar-lhe um altar. De noite ela mudava-se para uma furninha que ficava na rocha, onde tinha aparecido, sem que ninguém lhe tivesse tocado.
Uma mulher do lugar viu, numa dessas noites, a imagem passar na sua viagem da igreja para a lapinha, transportada por anjos.
Num certo dia o padre e alguns homens tentaram pegar na imagem para a trazer de volta à igreja, mas, inesperadamente, ela tornou-se tão pesada que não foi possível deslocá-la dali, apesar da força dos homens.
Então o povo apercebeu-se que a Senhora da Ajuda queria ficar naquele lugar, junto ao mar, e edificaram-lhe uma ermidinha onde colocaram a imagem de pedra.
A essa ermida, edificada perto do mar, na freguesia de Santa Bárbara, a poucos quilómetros da cidade de Angra, passaram a acorrer muitos fiéis e a Senhora da Ajuda fez muitos milagres àqueles que lhe eram devotos.

Pezinho de Nossa Senhora

Mas não foi só isto que li. No livro intitulado "As 18 paróquias de Angra - Sumário histórico" - 1974, de Pedro de Merelim, na página 213, lê-se:

Santa Bárbara

A cerca de três léguas de Angra, lado oeste, após itinerário aliciante, encontra-se a freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras
(...) Considerável número de montanhas bordam os seus campos: Serra Gorda ou de Santa Bárbara - 1.081 m. acima do nível do mar, a mais elevada da ilha, Pico das Dez, o Pico Agudo, o Pico Catarina Vieira, o dos Porcos, o das Serretas, o do Vale Verde, o do Brandão, o do Enes, o do Miradouro, o da Vígia e o dos Constantinos - para referir apenas os mais notáveis. Uma série de ribeiras ilustra a freguesia: a das Nove, da Oito, das Sete, das Seis e a de Manuel Vieira, além da do Hospital ou da Canada da Praia, que divide a freguesia com a de Nossa Senhora do Pilar.
Além do Templo principal, de que Santa Bárbara é orago, conta-se a ermida da Nossa Senhora da Ajuda, que antes de 1545 existe. Uma lenda maravilhosa perfuma e radica a origem da imagem que ali se venera.


Dedico este artigo ao autor do blog "Arqueólogo-Moura" e ao de "Dispersamente..." (aproveito para, de novo, lhe mandar os Parabéns pelo aniversário da sua filha).

Azoriana

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

Chicailheu a 03.09.2006

Rosa
Muito interessante esta pesquisa...fiquei a saber a lenda, pois também não a conhecia tão promenorizada.
Dá trabalho, mas também dá gosto!...
Bjs.
Chicailheu
Sem imagem de perfil

rafael albuquerque a 14.08.2007

Olá, moro na cidade de Porto Seguro, local do descobrimento do Brazil, em um vilarejo chamado Nossa Senhora d´Ajuda, inclusive amanhã 15/08 é dia de prossição desta Santa. Achei muito interessante seu relato, e o mais curioso é que existe uma " lenda", nos mesmos moldes aqui, e foi em funçao das apariçoes da santa que resolveram batizar o local com o nome dela.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Os escritos são laços que
nos unem na simplicidade
do sonho... São momentos!
Rosa Silva ("Azoriana")
DATA DA CRIAÇÃO
09/04/2004

A curiosidade aliada à
necessidade criou
o 1º artigo e continuou...
DEZ ANOS
2014/04/09

Não há rima para o tempo
Mas o tempo é uma rima
Que serve de passatempo
A quem o tempo estima.


SELO
Azoriana/Açoriana Blog
Azoriana/Açoriana Blog
@ 2004 etc.
VISITAS
Até 2015/03/30 tinha um total de 537.867 visitas.
Doravante estatísticas in SAPO
MEO KANAL
Canal nº 855035 – Azoriana no MEO Kanal



ISSUU

MEO CLOUD





Links

Voz dos Açores - gravações