Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem
Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(total de 1006)

Motivo para escrever:
Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.
Rosa Silva ("Azoriana")
**********
Com os melhores agradecimentos pelas:
1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"

2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"

3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"

**********

Quarto post em véspera do Pão por Deus, o...

31.10.06 | Rosa Silva ("Azoriana")

Halloween

No dia 31 de Outubro é comemorado o Halloween, o Dia de Todos os Santos, nos Estados Unidos e no Brasil, o Dia das Bruxas.

Essa festa nasceu entre os celtas (antigo povo europeu) e marca a virada de ano dos druidas (sacerdotes dos celtas). Para os celtas, 1º de Novembro é o primeiro dia do ano e o Dia do Deus Sol. Eles acreditavam que na mudança de ano eram abertas portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos.

Imigrantes escoceses e irlandeses levaram a tradição para os EUA, no século 19. As crianças americanas saem às ruas, como bruxas e fantasmas, pedindo doce nas casas.


Fonte da informação:
http://www.fenomeno.trix.net/fenomeno_fenomenos_1_halloween.htm

Por mim, prefiro escrever que é véspera do nosso «Pão por Deus», em que relembro a célebre expressão - "Pão por Deus, Pão por Deus, uma esmolinha pelo Amor de Deus", que se segue à moderna "Noite das Bruxas" ou Halloween. Pessoalmente, não sou muito adepta desta variedade que vai alastrando, a passos largos, por cá. Já avistei janelas enfeitadas com as "bruxas" de olhos fulminantes empunhando as vassouras, como que em alerta máximo para o que der e vier.

Mas a noite de ontem (30 de Outubro) deixou-me numa inquietação mas não consegui assistir até ao final: eram os "Prós e Contras", cujo tema tratava de: "O referendo da discórdia" - O aborto.

Eu acho que para tudo se fazem leis e mais leis e há também a Lei principal (para quem acredita que há esta Lei) que diz: - Não matarás!

Voltando à opinião muito pessoal, penso que as leis dos humanos tem que ter em consideração o bom senso e não aceitar o matar por matar mas para salvar pessoas de alguma situação comprovadamente sem solução. Deve-se defender a vida porque esta é uma dádiva de Amor! Em todo e qualquer assunto, o debate há-de ter sempre prós e contras. Veremos qual pesará mais na balança da razão.

Para todos um bom Halloween e um Bom Pão por Deus, sobretudo para as crianças que anseiam pela chegada do dia de Todos os Santos, para irem de casa em casa ostentando as saquinhas de retalhos que se enchem de guloseimas, castanhas e outras iguarias. É a alegria que baila pelas ruas no rosto das crianças, que são o melhor do mundo.

Artigo publicado em simultâneo na "Taberna dos Inconformados", em 31-10-2006.

Azoriana

2 comentários

Comentar post