Jornais
O jornal de hoje é Diário Insular.
Consta on-line que o arquivo deste jornal conta com 40.757 desde 8 de Dezembro de 2001.
Ao colocar na pesquisa o termo "Serreta" deparei-me com o seguinte:
2001 - não foram encontradas notícias;
2002 - 5 páginas de resultados com 21 notícias;
2003 - 3 páginas de resultados com 15 notícias;
2004 - 2 páginas de resultados com 10 notícias;
2005 - 3 páginas de resultados com 15 notícias;
2006 - 3 páginas de resultados com 13 notícias.
Os temas que recaem a nossos olhos são na sua maior parte voltados para o que nos atrai à freguesia da Serreta sobretudo no mês de Setembro e prendem-se com a festa da Senhora dos Milagres, sem esquecer os que tocam à Filarmónica, ao vulcão, entre outros, e à nova atracção desportiva - o Motocross que se pratica nesta freguesia que me acolheu o berço.
Entretanto, houve uma notícia que me fez deslocar de casa até ao seu edifício, perto do mar, para ir pedir uma cópia relativa ao dia 15 de Julho de 2006, cujo título foi: "Sociedade da Serreta acolhe espectáculo". Sem dúvida alguma que este espectáculo será inesquecível para mim e para o Carlos Silveira e demais serretenses presentes nesta noite de emoções fortes. Quem me conhece saberá discernir o porquê de tanto entusiasmo...
Irei efectuar outras pesquisas mas estas vão dar-me mais algum trabalho e espero contar com a colaboração deste jornal - Diário Insular, cujo director é José Lourenço e tem à sua volta uma boa equipa.
Não tenho dúvidas de que os jornais são um instrumento e arquivo precioso e com o passar dos anos são a mostra escrita do quanto se vai fazendo nesta e noutras ilhas do arquipélago dos Açores. Se não fossem os jornalistas/jornais muito da nossa história se perderia.
Preciso lembrar que a 31 de Agosto de 2007 há uma comemoração muito especial na freguesia da Serreta a não perder. Espero sinceramente que este e outros jornais da ilha (e fora dela) façam a escrita correr em abundância e dediquem uma página, pelo menos, Àquela que acolhe milhares de pessoas ao seu altar que por sinal comemora 100 anos de existência.
Depois não digam que não foram avisados. Se algum jornalista ler este artigo oxalá me alerte para algum dos seus artigos. É sempre um grande prazer ler o que escrevem sobre a freguesia da Serreta e em cima do acontecimento.