Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Partilha com no

Criações de Rosa Silva e outrem
Histórico da Listagem,
de 1.023 sonetilhos/sonetos filhos

Uma autêntica base de dados - Os blogs

24.09.07 | Rosa Silva ("Azoriana")
O dia está propício para renovações e sonhos informáticos como costumo apelidar o que vou colocar a seguir. Hoje, acordei com vontade de inovar. Só não sei se vou a tempo ou se alguém já pensou nisso antes.

Os blogs do SAPO, concretamente, porque é com o que me sinto bem, são uma autêntica base de dados e está cada vez a ficar melhor com tudo o que tem inovado até agora. (Formulários para criação/actualização de artigos; Pesquisa; Relatórios com recurso às tags, isto é, à classificação por tema/assunto, que tem mais a ver com o conteúdo do artigo e que pode estar ou não relacionado com o título do artigo. Este título não é uma tag mas um meio para lá chegar).

É fácil provar o que estou escrevendo. Basta que acedam ao motor de pesquisa do SAPO, escolham o canal Blogs e eis que ao colocarmos o termo de pesquisa devolve-nos resultados que provam o exposto acima. Eis um exemplo:
http://pesquisa.sapo.pt/?barra=blogs&st=&channel=noticias&q=Azoriana

Ficamos com os blogs mais populares para esta pesquisa, com os resultados da semana, com os mais antigos e, ainda, com os relacionados, por um lado. Por outro podemos, na nossa área de edição, fazer a pesquisa das tags e retorna uma listagem que pode surpreender e/ou ajudar à uniformização de critérios para futuras pesquisas.

Por tudo isto sinto-me como que encantada com as novas tecnologias e o poder que elas têm. Só falta profissionalizar os bloguistas e criar escolas de blogs, etc. (Estarei a ficar ). Quem me dera que olhassem com olhos de ver para isto que estou a expor.

For mesmo por isso que tive o tal "sonho informático" e já o registei em comentário no blog das tags e que transponho para este artigo para que fique nas tags "pensamentos" "lembrete" e na nova que será "sugestões":

«Sinto-me já "antiga" suficiente para poder dar-vos uma sugestão, que é a seguinte:

O melhor que se fez até agora (e na minha opinião) foi a inclusão de tags nos blogs do SAPO. Lembro que também sugeri isso porque é muito melhor pesquisarmos os artigos de acordo com uma palavra-chave que tem a ver com o que cada artigo trata. Assim sendo, acho que está bem na hora de se criar uma forma das palavras-chave serem predefinidas, isto é, não haver palavras singulares e/ou plurais sobre um mesmo termo. Exemplo: blog blogs poema poemas...

Devia haver uma forma de "joeirar" este tipo de ocorrência normal pois o utilizador, na maior parte dos casos, não está preocupado com isso. Eu que já tenho uns aninhos nestas andanças preocupo-me com a organização das tags.

Portanto, deviam criar uma lista de tags (vejam as existentes e procurem dar-lhe uma ordenação) e depois criem a lista com maneira de se acrescentar novos termos (que mais tarde podem voltar a ser "joeirados") de forma a haver um único critério de amostragem de tags.

Fico à vossa disposição para qualquer esclarecimento no sentido de até mudar alguma das minhas tags que não estejam coerentes com esta nova ideia.

Acho que o "ano" não deviam constar das tags, pois para isso pesquisa-se nos arquivos e nos posts recentes.

O facto de se usar poema e poemas, etc. torna a lista de tags num infinito cordão. Tinha de haver uma forma de converter estas situações para uma lista universal.

Se por acaso alguém não quisesse fazer parte da lista universal podia ter um campo para as tags ao critério do utilizador mas não invalida que haja um campo para "tag predefinida". Se não existisse o termo adequado nesta, então, o utilizador partia para a sua própria classificação.

Tem interesse para vós isto que sugeri? Há alguma forma de ajuda para uniformização de critérios na criação de tags?

Quando se faz a lista com a contagem dos artigos por tag nota-se que fica uma lista enorme com singulares/plurais para um mesmo termo e não fica bem. Por vezes até há erros ortográficos ou acentos que dão logo origem a uma tag nova, que na verdade não o é.

Espero que tenha contribuído para uma renovação.

Melhores cumprimentos»