Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem
Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(total de 1006)

Motivo para escrever:
Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.
Rosa Silva ("Azoriana")
**********
Com os melhores agradecimentos pelas:
1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"

2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"

3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"

**********

O evento musical serretense - 2 de Dezembro de 2007

02.12.07 | Rosa Silva ("Azoriana")

Após um minuto de silêncio pela partida inesperada de um sócio da Sociedade Filarmónica Recreio Serretense, da família do maestro, João Marcelino Alves Costa, que, por isso, viu-se impossibilitado de estar presente nas comemorações do 134º aniversário da Filarmónica Recreio Serretense, que foi criada a 4 de Dezembro de 1873, e que hoje, dia 2 de Dezembro de 2007, foi marcado pelo lançamento do disco compacto (CD) idealizado por este maestro dedicado - João Costa - e produzido por Porfírio Domingues.

É um CD histórico, repleto de boas imagens para memória futura, com textos que perpetuam um passado de uma música que tem a honra de ser a mais antiga da ilha, em actividade.

Foi para mim uma agradável surpresa e uma grande felicidade ver também a letra de uma das minhas inspirações editada neste CD. A partir de agora a letra "Senhora dos Milagres" ficará a pertencer ao CD comemorativo de mais um aniversário. Não tenho palavras para agradecer esta alegria.

Tive, assim, oportunidade de cumprimentar Porfírio Domingues, produtor deste excelente trabalho inédito na freguesia da Serreta, uma voz simpática e sonante que só conhecia da rádio, e que através de uma pesquisa que o próprio fez na internet foi de encontro à palavra "Serreta" e gostou do que dizem ser hino - Senhora dos Milagres. Quem me dera ouvir a esposa de João Costa, Helena Costa, a interpretar esta letra acompanhada pela filha num video-clip onde o cenário principal seria o Altar de Nossa Senhora... Quem sabe fica a ideia para novo projecto no sentido de levar a Serreta da palavra a um audio-visual complementar.

O som do CD é divinal e tem tudo para esgotar brevemente o stock que estará disponível nos próximos tempos.

João Marcelino não esteve a ouvir o Representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o Presidente da Direcção da Música e o Reitor do Santuário, Manuel Carlos, e a voz inconfundível do apresentador deste dia - Porfírio Domingues, mas tenho a certeza que esteve presente no coração de todos que aplaudiram o Concerto que se seguiu com temas que estavam muito bem ensaiados e fazem jus à sua maestria.

Junto com a alegria senti profunda tristeza pela falta daquele que traz a música e a Serreta no coração...

E se meu pai fosse vivo, contaria hoje 78 anos e estaria muito feliz com esta coincidência festiva. Afinal somos todos uma família... a Família Serretense.

Recordo com saudade os restantes familiares que já partiram para outra dimensão e que também estariam felizes com este evento ímpar. Sem sombra de dúvida que a minha falecida mãe hoje rejubilaria e não deixaria esquecer, tal como eu, outros familiares que estão emigrados (primos e a minha querida madrinha de baptismo) e tantos outros que já conhecem este percurso da Serreta na internet, que fui colocando conforme a voz da inspiração.

Quero agradecer a todos os serretenses que perceberam o quanto estimo o meu torrão natal, incluindo o Presidente da Junta de Freguesia, como representante máximo da alma serretense.

O meu agradecimento em especial vai para o João Marcelino que com gosto, sacrifício e sabedoria ensina os novos músicos onde está incluído o meu benjamim, e desde 1994 rege e mantêm viva a Filarmónica Recreio Serretense.

Um bem-haja para todos!

Rosa Silva ("Azoriana")

PARABÉNS!

Sociedade Filarmónica Recreio Serretense

A Serreta esteve em festa
Num evento comemorativo
Numa imagem que atesta
Este artigo informativo.

João Costa e Porfírio Domingues
Sociedade, Câmara e Junta de Freguesia,
E patrocínios que os distingues
Num disco compacto de primazia.

Eis a música serretense
Num compacto de amor
A farda que lhes pertence
Enobrece o seu valor.

Os aplausos ecoaram
No palco dos corações
Os músicos actuaram
Angariando ovações!

Parabéns! Parabéns!
134 anos tens!

6 comentários

Comentar post