Mistérios Dolorosos
Roxo, é a cor litúrgica do Tempo da Quaresma, das seis cores que existem para os restantes tempos (branco - para a Páscoa, Natal, festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos santos, excepto dos apóstolos e dos mártires; vermelho - para a liturgia dos apóstolos, mártires, Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa e Pentecostes; verde - Tempo Comum; preto - tristeza e luto e está praticamente em desuso; rosa - no 3º Domingo do Advento e no 4º Domingo da Quaresma)
O Tempo da Quaresma é tempo de conversão, penitência, jejum, esmola e oração de preparação para a Páscoa do Senhor, e dura cerca de 40 dias. Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e termina na manhã de Quinta-feira Santa.
Segue-se-lhe o Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, que é o dia da contemplação de Jesus morto e sepultado). À noite é a Vigília Pascal.
O Tempo Pascal começa no Domingo e estende-se por 50 dias (Mistérios Dolorosos) até ao Domingo de Pentecostes perfazendo 7 semanas.
A fonte desta informação é a Wikipédia. Assim, recordamos que o dia 23 de Março de 2008 é o Domingo de Páscoa; o dia 11 de Maio o Domingo de Pentecostes (O dia de Pentecostes é o 50º dia após o SÁBADO); a segunda-feira é o feriado do Espírito Santo; e o dia 18 de Maio o Domingo da Santíssima Trindade.
Entretanto, o 3º Domingo da Quaresma, 24 de Fevereiro, é o dia da Procissão dos Passos, na freguesia da Serreta. É o dia do Encontro entre a Mãe e o Filho na Cruz, que seguem a via-sacra pelos quadros da freguesia. Posso acrescentar que, apesar da dor estampada no rosto das Imagens que se encontram guardadas no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, há uma perfeição, nesses rostos, que nos toca profundamente.
Fotos gentilmente cedidas por Mário Dinis, da freguesia da Serreta.
Que o Senhor dos Passos e sua Mãe proteja, no dia 21 de Fevereiro, quinta-feira, os Romeiros da Terceira que continuam a sua caminhada pelas Doze Ribeiras, SERRETA, Raminho, Altares, Biscoitos, Quatro Ribeiras e Agualva, num raio de 36 km. (Veja-se o resto da notícia no jornal "A União").