Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Hoje faço 7 anos

por Rosa Silva ("Azoriana"), em 10.09.08

1971. Quinta-feira. 13:00. Dia de Petas. Hoje faço 7 anos.

Uma azáfama percorre a cozinha. Eu estou na sala curiosa. Não querem que veja nada. Estou na Escola Primária. Não gosto da escola mas gosto da senhora professora e tenho de chegar a horas. Ela quer que eu comece a escrever com a caneta porque o giz e a pedra já estão fora de moda. Tivemos todos que nos benzer e rezar uma coisinha antes de começar a aula. Não me apetecia rezar muito porque já tinha rezado tudo na véspera de hoje, mas tive que mexer a boca para saberem que eu estava a rezar. Hoje é dia dos meus anos e não há tempo para rezar tudo. Rezo só uma coisinha mas não fui capaz de dizê-lo à senhora professora. Também queria dizer-lhe tanta coisa mas Hoje faço anos, e só quero ir para casa... mas não o disse. Nunca digo nada. Tenho vergonha e medo de levar com a régua. Fiz mal.

Finalmente chegou a hora de ir saber se tenho um jantar com um bolo. Estão todos muito calados e a olhar uns para os outros com um sorriso às escondidas... Será que não se lembraram dos meus anos?! Vou fazer os trabalhos da escola. Uma cópia, umas contas de contar pelos dedos, ler a lição outra vez...

Batem à porta. Minha mãe vai abrir e fica a falar baixinho. Não ouço nada. Levantei-me para também ir ver quem era mas a minha mãe não deixou ver. Fico triste e volto para o estrado junto da janela da frente. Subo para o estrado e olho o mar. Está lindo. As flores do jardim também estão lindas. Quem cuida delas é a minha avó. É bonito fazer anos Hoje. Está tudo bonito. O moinho trabalha para nos dar a farinha para o bolo (será que tenho bolo?!). As galinhas cacarejam contentes porque já nos deram os ovos (será que tenho bolo?!). As vaquinhas deliciam-se com as ervas frescas para nos dar o leite tão gostoso (será que tenho bolo?!)... Tenho de acabar de ler a lição para ir para a mesa que já está com os pratos... Mas hoje parece que exageraram. Para quê tantos pratos?! Será que tenho uma festa?!

A minha mãe manda-me lavar as mãos e arrumar tudo porque o pai está quase a chegar do trabalho. Ele vem na camioneta que deu quase a volta à ilha. Vai chegar muito cansado. Parece que dorme umas sonecas na primeira cadeira da frente. É o seu lugar preferido e todos os colegas sabem disso. Talvez seja para não passar mal de viagem ou então para ver tudo muito bem. Será que ele se lembra que faço 7 anos?! Tudo pronto. Livro e caderno arrumados. Mãos lavadas. De repente abre-se a porta e entram todos: meu padrinho, madrinha e primos e cantam: Parabéns! Nisto meu pai chega e fica que parece estar comovido.

Chega a hora do bolo. Não há bolo. Peta! Peta! Aí vem ele.

Rosa Silva ("Azoriana")

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Imagem de perfil

canticosdabeira a 10.09.2008



Que interessante festa de anos! Parabéns!

Festa de anos, nunca me lembro de ter.
No meu primeiro dia de escola fui com uma criada que tínhamos e lembro-me bem que chorei todo o caminho e disse: Alzira, fica comigo, mas ela tinha de regressar a casa.
Não gostei nada de entrar para a Escola e, depois, vim a gostar muito,até porque a senhora professora Anália gostava de mim. Parece que nunca levei com a régua e muito menos com a palmatória de cinco olhos, para fazer doer mais. Um dia ela desapareceu da Escola, alguma menina esperta a levou... Também havia as orelhas de burro, que nunca pus na minha cabeça. Algumas meninas menos atentas às aulas tinham de levá-las à porta da sala dos rapazes para eles se rirem. Sim, porque nesse tempo não havia misturas. Os rapazes estudavam noutra sala com um professor.

Saudades
Clarisser

Imagem de perfil
Saudades, quem as não tem? :)

Esta história tem 500 palavras e foi feita para responder a um desafio lançado no blog intitulado Fábrica de Histórias em http://fabricadehistorias.blogs.sapo.pt/

Amiga, vá espreitar e participe. O prazo é até ao próximo Domingo. É também no próximo Domingo que estarei, se Ela quiser, na Festa da grande peregrinação da ilha Terceira que fica situada na Serreta. Levarei as minhas amigas comigo, em pensamento.

Será que a estampa da Virgem dos Milagres chegou ao destino?
Imagem de perfil

canticosdabeira a 11.09.2008

Rosinha
Não tinha percebido o sentido, se não já tinha aproveitado algo do comentário. Agora já não tenho tempo de fazer quinhentas palavras.

E depressa e bem não faz ninguém- Possivelmente fica para a próxima. Mas obrigada pela lembrança

A senhora dos Milagres talvez ainda faça algum milagre. Temos de esperar que ela pense a sério no assunto e nos dê uma solução para um caso bicudo.

Hoje li no Computador que a crise está a bater no fundo. Pode ser que comece a subir .
de posto.

Vou ouvir o que estão ali a duzerduas senhoras a sobre política.

Até quando Deus quiser e se eu não concorrer boa sorte para si. Pode ser que paguem bem.

Beijinhos
Clarisse
Imagem de perfil
A respeito disso, não esqueça de visitar a nova editora on-line (http://autores-editora.blogs.sapo.pt/). Um livrinho fica a bom preço, o pior é quando se somam mais exemplares. Gostei de trocar correspondência com a gerente. Experimente.

Já recebi a sua nova remessa de livros. Ainda não tive tempo para ler porque estou a preparar-me para ir para a Festa da Senhora dos Milagres e ver a minha madrinha e primas.

Obrigada e beijinhos
Imagem de perfil

Emanuela a 21.09.2008

Oi Rosa, só hoje é que vim conhecer tua hitória dos 7 anos. Fiquei encantada! Foi muito bonito o teu mundo...Um beijinhos e Parabéns!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Os escritos são laços que
nos unem na simplicidade
do sonho... São momentos!
Rosa Silva ("Azoriana")
DATA DA CRIAÇÃO
09/04/2004

A curiosidade aliada à
necessidade criou
o 1º artigo e continuou...
DEZ ANOS
2014/04/09

Não há rima para o tempo
Mas o tempo é uma rima
Que serve de passatempo
A quem o tempo estima.


SELO
Azoriana/Açoriana Blog
Azoriana/Açoriana Blog
@ 2004 etc.
VISITAS
Até 2015/03/30 tinha um total de 537.867 visitas.
Doravante estatísticas in SAPO
MEO KANAL
Canal nº 855035 – Azoriana no MEO Kanal



ISSUU

MEO CLOUD





Links

Voz dos Açores - gravações