Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Follow me...


Hoje, cedo, quando ia a caminho da "145", transporte público da minha "nova" zona, deparei com um envelope na caixa do correio, cujo remetente era o que indico no título deste artigo. Para que saibam do que se trata passa a transcrever, na íntegra, o conteúdo que é deveras merecedor de todas as atenções e digno de ser exposto, e fica desde já o meu contributo:

MOVIMENTO DE ELEVAÇÃO DE SÃO CARLOS A FREGUESIA

São Carlos é um pitoresco lugar de quintas onde ao longo dos tempos abastados proprietários ergueram as suas moradias de Verão. O lugar surge como um prolongamento natural da cidade de Angra do Heroísmo.

Escreveu João Ilhéu no livro "Touradas e Romarias", publicado em 1929: "Abastados proprietários ali construíram suas vivendas em ar de chalets ou ao geito solarengo, e lá passavam todo o ano dedicando as horas livres ao tratamento de seus jardins e pomares, cultivando por suas mãos a horta, ou gosando a limpidez das tardes de estio na eminência dos torrões da quinta, sob os páteos arroxados das latadas de gliceneas".

Embora sejam quase inexistentes os registos históricos sobre as origens do povoado de São Carlos, sabe-se que na sequência de uma crise vulcânica, ocorrida na Serra de Santa Bárbara e zonas envolventes em Setembro de 1761, teve lugar a fundação do Império de São Carlos, uma vez que foi no local onde o mesmo foi edificado que cessaram os sinais da força da natureza vindos da montanha. A Irmandade do Divino Espírito Santo de San Carlos foi criada em 1814 e desde dessa data que se tornaram muito famosas em toda a ilha as suas festividades.

Ao longo dos tempos, São Carlos foi um local de eleição para manifestações ligadas à tauromaquia e outras expressões da cultura popular terceirense, sendo ainda nos dias de hoje, um ponto forte das festividades da ilha o "Sábado de São Carlos", marcado por animados despiques nas Cantorias ao Desafio e a saborosa Morcela, bem como, a sua afamada Tourada à Corda.

Após o sismo de 01 de Janeiro de 1980, surgiram novos arruamentos e muitas habitações e São Carlos deixa de ser apenas um lugar de veraneio para se transformar num agregado populacional com um crescimento acelerado que se prolonga até à actualidade.

Na história colectiva de São Carlos merecem também destaque muitos dos seus ilustres habitantes das mais variadas áreas: políticos, desportistas, médicos, comerciantes, pedagogos, entre outros.

Com a construção da Escola Básica 2/3 e Ensino Artístico Tomás de Borba, São Carlos assume agora uma maior dinâmica, deixando de ser apenas uma zona residencial para transformar num pólo privilegiado para a educação das novas gerações, trazendo um movimento de pessoas considerável que vai proporcionar uma maior dinamização social, cultural, desportiva e económica.

São Carlos é também um local onde estão implementados outros importantes equipamentos e serviços como Escola Profissional da Santa Casa de Misericórdia de Angra do Heroísmo, Associação Cristã da Mocidade, Residência do Representante da República, Direcção Regional de Estudos e Planeamento do Governo dos Açores, Clube Desportivo e Recreativo de São Carlos, Rádio Horizonte Açores e instalações da Portugal Telecom.

Tendo em conta a crescente relevância de São Carlos no contexto da Ilha Terceira e dos Açores, os seus moradores propõem à Assembleia Legislativa da Regiã Autónoma dos Açores a sua elevação a Freguesia:

Movimento de Elevação de São Carlos a Freguesia


Creio que está tudo muito bem escrito e explicado. Melhor não é possível, julgo eu. Ficamos de olhos postos na resposta ao pedido deste Movimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Os escritos são laços que
nos unem na simplicidade
do sonho... São momentos!
Rosa Silva ("Azoriana")
DATA DA CRIAÇÃO
09/04/2004

A curiosidade aliada à
necessidade criou
o 1º artigo e continuou...
DEZ ANOS
2014/04/09

Não há rima para o tempo
Mas o tempo é uma rima
Que serve de passatempo
A quem o tempo estima.


SELO
Azoriana/Açoriana Blog
Azoriana/Açoriana Blog
@ 2004 etc.
VISITAS
Até 2015/03/30 tinha um total de 537.867 visitas.
Doravante estatísticas in SAPO
MEO KANAL
Canal nº 855035 – Azoriana no MEO Kanal



ISSUU

MEO CLOUD





Links

Voz dos Açores - gravações