Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Partilha com no

Criações de Rosa Silva e outrem
Histórico da Listagem,
de 1.023 sonetilhos/sonetos filhos

A ilha e sua graça

28.04.10 | Rosa Silva ("Azoriana")

Louvor a São Miguel

Artesanato em basalto
Figurativo plano e alto
Das escórias vulcânicas
Montra das ilhas atlânticas.

Com motivos dos Açores
No negro as belas cores
Elevando o que é real
Dos jardins de Portugal.

A menina Sapateia
É a sorte de mão cheia
De «coisas açorianas»
Com bel' artes humanas.

«Terra de Fogo» em arte
Esse belo dom reparte:
À ilha de São Miguel
O meu louvor, em painel.

Rosa Silva ("Azoriana")



"A Serreta e a sua Igreja de Nossa Senhora dos Milagres" - Escultura Base de J. Bett.

Desanexada da Paróquia das Doze Ribeiras, viria a dar-se a criação da freguesia da Serreta. Com esta circunstância viria já uma antiga imagem da Virgem Maria. Em 1819 foi então promovida a Fundação da Igreja da Serreta, que veio a ser concluída em 1842 e benta a 31 de Agosto de 1907. Mede 219 metros de altura e cerca de 10 metros de largura. Ostenta um frontispício exterior com traça modesta, mas equilibrada e sóbria nas suas linhas gerais. O seu interior é formado por uma só nave. Ostenta um espólio artístico composto por um Cristo de marfim indo-português do séc. XVII, uma estante com embutidos em marfim e 4 castiçaleiras esculpidas em boa madeira do séc. XVII, tendo um Cristo seiscentista na sacristia. À volta da sua padroeira tem crescido e enorme fé dos seus devotos com as graças concedidas pela Santa Milagreira, que dá lugar a grandes romarias entre os habitantes de toda a ilha Terceira e ilhas mais próximas. Por estas crescentes manifestações do povo foi mais recentemente elevada a Santuário de Nossa Senhora dos Milagres.

Nota: Talvez tenha sido a aquisição que mais me encantou nos últimos tempos. Tenho o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres na minha secretária para lembrar que é o monumento onde o meu coração bateu primeiro com o toque das Trindades… Foi num dia de Abril, dia cinco, que me entregaram à protecção da Virgem Maria e do seu Filho, pelo baptismo, no colo da minha madrinha Maria das Neves, ao lado do meu padrinho António Cota, já falecido. São estas as melhores lembranças de um tempo reflectido em obras de verdadeira arte manual. É pena que a vida nos pregue algumas partidas e nos assombre os caminhos.