Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(940...pausa... 961)

Motivo para escrever:

Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")

**********

Com os melhores agradecimentos pelas:

1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"



2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"



3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"


**********

O Natal de "maquia"

09.12.19 | Rosa Silva ("Azoriana")

Natal da maquia

O presépio de casa
Com relíquias "medidas"
Nenhum aqui se atrasa
Em alturas desmedidas.

Todos tem o seu lugar
Seja em baixo ou em cima
Servem para bem regar
Os versos da minha rima.

O Menino está a central
Com o Anjo, Pai e Mãe,
Tem também cada animal
Pra aquecê-lo muito bem.

No alto lá estão os Reis
(Um deles bem atrasado)
De resto são mais que seis
Numa posição do lado.

O coelho é um regalo
Está perto de José
Cá fora está o galo
Com a vaquinha ao pé.

Um padre e uma igreja,
Uma casa e um castelo,
No alto pra que se veja
Há o chafariz tão belo.

A lavadeira é então
Quem lava tudo da gente
E até os Reis lhe dão
Sorrisos como presente.

Um pastor pra descansar
Resolveu saltar a Gruta
Mandou a ovelha berrar
"Glória" (bis) já se escuta.

O Menino é tão pequeno
Que acordou de repente
Ficou logo tão ameno
Quando soube desta gente.

Pobrezinho mal se vê,
Int'ressa é que ali esteja,
Que outra posição se dê
Com a lupa Ele se veja.

Que não haja ventania
Nem visita em turbilhão
Que não passem agonia
Se aquilo cair ao chão.

A ideia até foi grata
Para quem fez a rasoira
O pior é se a gata
Passa por lá e a estoira.

Meus amigos visitantes
Convido para visitar
E também os emigrantes
Queiram também avistar.

Sejam todos mui felizes
No dezembro mês final
Lembrem das suas raízes
E se alegrem no Natal!

Rosa Silva ("Azoriana")