Sobre a Ação de sensibilização "Gestão de Resíduos no Concelho de Angra do Heroísmo"
Realizou-se no dia 6 de janeiro 2015, pelas 10:00, a ação de sensibilização sobre “Gestão de Resíduos no Concelho de Angra do Heroísmo”, promovida pelos Serviços Municipalizados. (...)
Com a firmeza de que a comparência diminuta se possa dever a vários fatores importantes, nomeadamente de impossibilidade de interromper o trabalho, ou ausência ao serviço, ou deslocação, entre outros motivos, não deixou de ser útil a mensagem partilhada pelos presentes.
Confesso que aprendi coisas novas que desconhecia por, confesso, próprio desmazelo e por pensar que a recolha do lixo, mesmo que em recipientes identificados por cores distintas caía no mesmo carro de transporte. Só hoje soube que há um dia para o transporte dos verdes, outro para amarelos e outro para azuis. Só hoje soube que a porcaria que abundava junto aos contentores na minha zona de residência afinal melhorou graças à melhor acomodação dos mesmos, com a construção de divisórias firmes como uma rocha. Só hoje soube porque nem sempre vejo o que se diz nos meios de comunicação social, nomeadamente a televisão, que o lixo vale ouro indo da Região para o Continente. Vá lá que despejam a abundância que vai no aterro sanitário para mais longe dos avolumar de montes “falsos” que vão dando uma aparência, aos que voam nas alturas celestes, de que a ilha está ganhando novas serras povoadas por asas de aves famintas por apanharem as sobras dos que nos abunda no recinto doméstico (talvez seja na quantidade de lixo produzido que se avalia a forma estranha de vida que levamos).
Sinceramente gostei! Gostei da simplicidade da apresentadora, da meiguice, da humildade e da forma clara e oportuna na transmissão da mensagem. Gostei de saber que há gente que ainda assim “vasculha”, sabe-se com que estômago, o que nós não dávamos importância mas tem a MÁXIMA IMPORTÂNCIA, nos tempos que correm.
Acredito que a maioria dos “não recicladores” não o façam por maldade mas por comodismo acostumado a enfiar tudo no mesmo saco. Acredito que eu possa melhorar e juntar-me aos que zelam por um ambiente digno para nós e para os descendentes. Acredito que estes, os filhos e os netos, possam valer substancialmente aos progenitores com mais idade e menos aptidão para a aprendizagem moderna no sentido de ajudarem e/ou ensinarem a separação por cores e dos óleos domésticos serem úteis para novas situações.
Prometo que vou fazer daqui para a frente o meu melhor e quando tiver dúvidas ligarei para os números gratuitos para esclarecimento.
O meu problema, agora no final desta resenha, é convencer os que me rodeiam e que, mesmo que não seja por mal, estão habituados desde que abriram os olhos na ilha, a ensacar para seguir viagem para o aterro. Talvez… Aguardarei com fé.
Obrigada pelo convite e pela oportuna ação no âmbito da semana europeia de resíduos, com a visualização de um vídeo de aproximadamente 25 minutos.
Que se divulgue mais por esse mundo cibernauta ao ponto de sermos TODOS PELO AMBIENTE RECICLADINHO!
Rosa Silva