Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Açoriana - Azoriana - terceirense das rimas

Os escritos são laços que nos unem, na simplicidade do sonho... São momentos! - Rosa Silva (Azoriana). Criado a 09/04/2004. Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. A curiosidade aliada à necessidade criou o 1

Criações de Rosa Silva e outrem; listagem de títulos

Em Criações de Rosa Silva e outrem

Histórico de listagem de títulos,
de sonetos/sonetilhos
(940...pausa... 961)

Motivo para escrever:

Rimas são o meu solar
Com a bela estrela guia,
Minha onda a navegar
E parar eu não queria
O dia que as deixar
(Ninguém foge a esse dia)
Farão pois o meu lugar
Minha paz, minha alegria.

Rosa Silva ("Azoriana")

**********

Com os melhores agradecimentos pelas:

1. Entrevista a 2 de abril in "Kanal ilha 3"



2. Entrevista a 5 de dezembro in "Kanal das Doze"



3. Entrevista a 18 de novembro 2023 in "Kanal Açor"


**********

Victor Santos na Terceira (Dança de Espada 2017)

28.02.17 | Rosa Silva ("Azoriana")

Victor Santos - 02/2017

Victor Santos na Terceira
Com uma Dança de Espada
E trouxe uma verdadeira
Lição de regra sagrada.

Vi o "Poder do Divino"
Com atenção redobrada
Cada canto era um hino
Cada rima uma balada.

A Coroa do Espírito Santo
Numa mesa ornamentada
Mexeu comigo tanto, tanto,
Na cena que foi "roubada".

Que linda Dança de Espada
Que nos prendeu a atenção
Eu estava consolada
Com as vozes da canção.

Victor Santos e as filhas
Que são mesmo de louvar
Suas pérolas, maravilhas
A tocar e a cantar.

A primogénita cantou
Com uma voz tão airosa
Que no coração plantou
Uma linda e fresca rosa.

No fim dou meus parabéns
A todos os teus atores
Belo conjunto que tens
P'la ilha dos teus amores.

E na ideia eu retive
Uma outra que ele deu
Se a minha vida 'inda vive
É pra dar um sonho meu.

Dança de Espada afinal
Faz parte da tradição
E uma p'lo Carnaval
Honra e dá nova lição.

Victor Santos veio à Serreta
Porque lá tem a Senhora
Dos Milagres do planeta
Que o abençoa agora.

Eu dei por mim a dizer
"Vai ter" dito baixinho
Uma dança a condizer
Com o seu bravo carinho.

Assim um dia de graça
Sem forçar minha missão
Que Dança de Espada faça
Com a Mãe da inspiração.

A Serreta bem merece
Cumprir com essa função
Cada dia que amanhece
É um nova oração.

Obrigada caro amigo
Que deste voz à canção
Que a Senhora vá contigo
P'ra tua rica nação.

É com a força do amor
Que tens à tua Terceira
Que mereces cada flor
Da minha q'rida Padroeira.

Agora para findar
O que nem sequer começou
Um abraço vou mandar
A quem o Céu inspirou.

Cortesia e formosura
Beleza e um bom papel
Honraram nossa cultura
Com o brilho do painel.

Avé Mãe cheia de graça
E o Poder do Divino
Que em tudo que se passa
Rege o amor e o destino.

Adeus até outra hora
Que ouças falar de mim
Porque a minha mãe agora
Deixou-me num frenesim
Porque quem ri também chora
P'lo amor que não tem fim!

28/02/2017
Rosa Silva ("Azoriana")